RELÓGIO

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

TICs na Educação

TICs na Educação
Graça Timbó
Hoje, momento que se vive cercado por informações veiculadas pelos mais diversos canais de comunicação, a operacionalização das novas tecnologias (TIC) têm uma grande importância na vida das pessoas. O uso do computador e o acesso à internet perpassam por todas as atividades do cotidiano: trabalho, lazer, e por que não, os espaços de aprendizagem escolar. São notórios os exemplos da importância das TIC na educação relatando possibilidades de melhor aprendizagem e ensino mais eficaz, quando são usados computadores, internet e lousas digitais.
Ao se discorrer sobre a utilização das TICs na educação vale fazer um resgate histórico do ingresso de tais ferramentas na educação brasileira. Segundo Moraes (1993), foi na década de 1970 que a informática educativa no Brasil teve suas raí¬zes históricas plantadas. Em 1971, foi discutido o uso de computadores para o ensino de Física, em seminário promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com a participação de um especialista da Universidade de Dartmouth dos EUA. Em 1973, algumas experiências com uso dos computadores começaram a ser desenvolvidas em outras universidades. Também na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) os professores passaram a usar computadores como recurso auxiliar para ensino e avaliação de simulações em Química. Foi porém na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que os computadores tornaram-se ferramenta para o desenvolvimento de software educativo.
Em entrevista publicada na Revistapontocom, Marise Brandão, que é Orientadora Tecnológica Educacional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, ao ser perguntada qual o papel das tecnologias da comunicação no processo de ensino e aprendizagem das atuais gerações, respondeu que: elas devem ser um dos instrumentos para a construção do conhecimento. Considera que, no mundo de hoje, as tecnologias são indispensáveis na educação das crianças e dos adolescentes. Segundo suas palavras os alunos ‘vivem’ tecnologias e quem não ‘vive’, sonha em viver

O governo sinaliza oportunizando o acesso a professores e alunos .Através do ProInfo implantou laboratórios de informática nas escolas de Ensino Médio e, atualmente, encontra-se em fase de implementação laboratórios do mesmo tipo em escolas de Ensino Fundamental de áreas rurais e urbanas que ainda não dispõem deste tipo de infra estrutura. No programa estão também contempladas ações de apoio à formação a distância de professores.

Pelas razões aqui enumeradas fica evidente que no contexto atual ser educador exige muito mais do que ter somente conhecimento sobre sua área específica.Se faz necessário ser um incentivador do prazer em construir aprendizagens. O educador tem que ensinar seus alunos a pensarem, a descobrirem, a desenvolverem suas competências e habilidades para a construção autônoma do conhecimento. A prática do pilar “aprender a aprender”, faz o professor deixar de ser um transmissor de saberes para se transformar em potencializador de competências nos alunos.
Para isso se faz necessária uma formação continuada visando melhorar a competência dos professores em utilizar as tecnologias de comunicação e informação na educação, reduzindo a exclusão digital no país e assegurando uma melhor preparação para o trabalho, um dos fatores para a conquista da cidadania.
Fontes:
http://www.revistapontocom.org.br/edicoes-anteriores-entrevistas/a-importancia-das-tics-na-educacao
http://aminhaescoladigital.blogspot.com/2008/11/importncia-das-tic.html
http://www.fvc.org.br/estudos-e-pesquisas/avulsas/estudos1-7-uso-computadores.shtml?page=1
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/ict-in-education/

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